sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cartilha anti-homofobia

Ontem tomei conhecimento de parte do conteúdo da cartilha anti-homofobia do Ministério da Educação e que possivelmente deverá ser distribuída nas escolas de todo o país.

Que deverão ser tomadas as providências contra a homofobia, disso ninguém tem a menor dúvida, agora se dessa forma, as discusões estão apenas começando.

As camadas mais conservadoras da população, bem como das entidades religiosas e dos políticos mais radicais já se manifestaram.

Seria esse o método correto? As campanhas direcionadas através de TV, Jornais e Internet não surtiriam melhores efeitos? Gerariam menos polêmica?

Deixo para cada um fazer uma análise sobre o assunto.

A seguir, alguns dos vídeos que fazem parte da cartilha.







9 comentários:

  1. Estamos confundindo o respeito pelo ser humano com formação de adolescentes.
    Os políticos disfarçados de pedagogos com ganância por cargos dentro de secretarias de educação e por alguns votos de eleitores desinformados ,"vide eleição do palhaço",estão colocando a carroça na frente dos "BURROS",quando divulgam cartilhas sem estudos pedagógicos com teor que "PODE" fazer apologia ao sexo duplo ou homo, respeitar as opções sexuais originais é muito louvável, mas incentivar crianças e adolescentes em formação,"a ciência explica caso alguém desconheça" ao homosexualismo somente para experimentar o outro lado é muito perigoso, sugiro às autoridades PEDAGÓGICAS de verdade, que estude,peça orientação de especialistas no assunto, antes de colocar material pedagógico em circulação...
    ...O RESPEITO TEM QUE SER PELO SER,PARA NÃO CORRER O RISCO DE ERRAR.

    MARCELO TEIXEIRA
    marcelvictoria@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2004/p_034.html

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente só é preciso analisar melhor o material porque as pessoas, por mais que se façam de e se digam abertas e sem preconceitos, na verdade são homofóbicas. Na minha visão a maior prova disso é o fato de que a grande maioria das pessoas chama homossexualidade de "opção" mas nunca perguntaram a elas mesmas se escolheram ser heterossexuais. Eu já me perguntei isso e a resposta foi NÃO. Gostei principalmente do vídeo da Bianca; pra mim fica muito claro que ela não teria escolhido ser homossexual e sofrer tudo que sofreu caso a homossexualidade fosse mesmo opção. Daí que dizer que esse material vai induzir à homossexualidade é só mais uma manifestação de homofobia.

    ResponderExcluir
  4. sou pai, e tenho direito de escolher o melhor para o meu filho e acho que esse tipo de material que querem distribuir nas escolas não seja adequado para discutir o assunto, pois não tenho nada contra homossexuais, mas sou contra fazer apologia ao homossexualismo, como os videos acima mostram, porque não é e nunca será normal como alguns querem que pareça ser ( basta olhar a maioria)

    ResponderExcluir
  5. Interessante como as coisas acontecem neste país. O novo Código de Trânsito Brasileiro, que é de 1998, prevê que uma porcentagem do dinheiro arrecadado com o pagamento do IPVA deve ser destinado à programas de educação para o trânsito para os alunos de todas as escolas do Brasil. Acontece que até hoje, 13 (treze) anos depois, não vejo nenhum projeto deste tipo nas escolas; meus fihos nunca tiveram sequer uma palestra sobre educação no trânsito. Não obstante os graves acidentes que ocorrem nas estradas a cada minuto e as péssimas condições das mesmas, não vejo nenhum plítico assumir a tribuna para solicitar o cumprimento desta lei, denunciar os abusos, os desvioas de verba. Agora vem esse pessoal com essa história de cartilha anti-homofobia, com uma desculpa esfarrapada, e já têm livre acesso às escolas para confundirem as cabeças de nossas crianças. Aceito que devemos influenciar nossas crianças contra o preconceito e a discriminação, mas não aceito incentivos, mensagens subliminares, imagens que agridem e deturpam as cabeças de nossas crianças. Porque devemos constranger as pessoas a aceitarem aquilo que não querem? Se a luta é por respeito a uma opção, então os que lutam por essa ideologia devem aprender primeiro a respeitar o direitos dos outros de não serem ou de serem o que quiserem ser. Esconde-se por trás desse discurso, uma abrupta e irracional vontade de fazer com que a sociedade aceite como seu, um comportamento que é de uma parcela apenas. Sou contra a homofobia, como também sou contra a HETEROFOBIA,contra a discriminação racial, discriminação social, contra a corrupção política, contra a má distribuição de renda, contra os cartéis econômicos, contra a má administração pública, contra a violência, contra a legalização das drogas, contra a opressão das minorias, contra a a destruição dos recursos minerais. Entendo que a questão da homofocia é importante, porém não MAIS que todas as outras e muitas outras que citei acima. Senhora Presidente, Senhores (as)Parlementares, Senhores (as) Ministros (as), Senhores (as) Administradores (as) Públicos (as), Senhores (as) Profisionais da Educação,não sejam tão ignorantes ao ponto de combater uma discriminação impondo, para isto, uma outra discriminação.
    Responder

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho a impressão de que existem coisas mais urgentes a serem providenciadas com dinheiro publico num país com a quantidade de miseraveis , escolas caindo aos pedaços, multidões desdentadas e crianças morrendo de fome e devoradas por vermes, professores, médicos e policiais mal pagos e sem um mínimo de segurança pública como é o nosso . Se eu fosse o responsavel por isso , teria vergonha de encarar um professor de primário ou um motorista de onibus e dizer a ele que ele trabalhou 3 meses do ano para ajudar a pagar essa bobagem .

    ResponderExcluir
  7. O tempo é o maior juiz!
    O tempo precisa de tempo.

    ResponderExcluir
  8. Sr. Divina desculpe, mas ir contra não é ser homofóbico, procure a definição de homofobia e aproveite também para ler alguns textos médicos que citam como funciona o cérebro de um adolescente.
    Voltando no assunto da homofobia,seguindo o seu raciocínio, você está sendo homofóbica com as pessoas que simplesmente discordam, mas respeitam tal sexualidade.
    Nem sempre discordar é querer acabar com o que não concorda, por isso, você pode escrever livremente.

    ResponderExcluir
  9. com o sistema educacional a beira da falência ,com a mais absoluta certeza o ministério da educação tem pendencias mais importantes a resolver do que perder tempo e dinheiro com uma minoria que ao meu ver não contribuem em nada no que diz respeito a educação deste país,tenho um extremo respeito a opinião de liberdade e escolha porque exijo as minhas da mesma maneira mas ,não vai ser uma cartilha que vai me disser como devo tratar uma pessoa muito menos sua opção sexual,o caráter de uma pessoa é seu cartão de visita . argon

    ResponderExcluir